Mundo na Janela

um espaço onde viagem e narrativa se encontram, inspirando novos modos de conhecer lugares

Mundo na Janela

Crie seu roteiro passo a passo

Com as facilidades trazidas pela internet, muita gente deixou de viajar por agências de turismo e já viaja por conta própria.

Uma das desvantagens dessa escolha é ter que organizar tudo sozinho, mas o certo é que possuir um roteiro organizado antes de sair de casa é um passo fundamental para aproveitar o melhor da viagem.

A boa notícia é: isso pode ser muito mais fácil do que muita gente imagina.

Existem várias maneiras de criar um roteiro, e não existe um modelo único que sirva para todas as pessoas. Seguindo dicas simples como as que vem a seguir, será possível criar um planejamento com o que realmente importa para você.

Essa é a forma como eu me organizo, e tem funcionado bastante para mim. Acredito que ela também pode ser útil para você, mesmo que precise fazer algumas adaptações.

Criando seu próprio roteiro passo a passo:

1. Crie uma pasta no seu computador e reúna todos os dados relativos à viagem: passagem aérea, vouchers, comprovantes de hospedagem, informações pesquisadas na internet, ingressos, etc.

2. Crie um documento no Word e divida a página em linhas e colunas, com o seguinte cabeçalho (há um modelo pronto ao final deste post):

3. A partir daí, comece a preencher com todas as informações que você guardou na sua pasta, informações pesquisadas anteriormente e outras ideias que você já tenha em mente sobre a viagem, como, por exemplo, quantos dias ela vai durar.

4. Na coluna “Dia”, especifique sobre que dia da viagem a atividade de cada linha se refere.

5. Na coluna “Cidade”, especifique onde você irá estar no dia indicado na linha.

6. Na coluna “Observação”, coloque lembretes como: “O museu X estará fechado amanhã, então hoje é o único dia que poderei realizar a visita”.

7. Na coluna “Atividade”, especifique o que você pretende fazer no referido dia. Detalhe todas essas informações. Se a atividade é “ir ao aeroporto”, inclua o horário que deve sair de casa, o horário que deve chegar ao local e o horário de embarque para o seu voo.  

8. Na coluna “Hospedagem”, especifique o hotel em que você estará hospedado quando estiver em determinada cidade, acrescentando também endereço e telefone.

9. Na coluna “Orçamento”, especifique quanto custa os deslocamentos, os ingressos, os passeios e qualquer outra atividade prevista para o dia em questão, incluindo a informação se o item já está pago ou se precisará ser pago na ocasião de realizá-lo.

Veja um exemplo de roteiro preenchido com o passo a passo indicado:

Atenção! Não se esqueça de acrescentar também dados sobre questões práticas relacionadas a voos e horários (especifique o horário de partida de acordo com o horário oficial do lugar de onde você irá partir).  

Lembre-se, é claro, que este modelo não é “engessado”, e, muito ao contrário, você pode e deve fazer alterações de modo que ele se adeque às suas conveniências e aos imprevistos.

O que importa mesmo é que, com todas essas informações em mãos antes de sair de casa, você estará muito mais tranquilo para aproveitar o melhor da viagem!

Para começar a criar seu roteiro agora, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *